A gestão financeira do condomínio é fiscalizada pelos condóminos, pelo que deve estar em alerta. Quando surge a sensação de que algo não está bem, a assembleia deve confrontar o administrador com as situações e dúvidas concretas, pedindo os esclarecimentos necessários.
Se a desconfiança persistir, uma solução poderá ser o recurso a uma auditoria, para apurar desvios ou distorções contabilísticas, comprovar a existência de documentação referente a todas as despesas e verificar se os movimentos bancários estão de acordo com as entradas e saídas de verba da conta do condomínio.
Esteja em alerta quando:
- Dificuldade ou indisponibilidade do administrador em facultar o acesso da documentação do condomínio, quando solicitada por algum condómino;
- Contratação de serviços sem aprovação do seu orçamento pela assembleia de condóminos;
- Ausência de balancetes nos períodos fixados;
- Recusa do administrador em apresentar contas;
- Movimentos bancários sem justificação;
- Despesas sem factura ou justificadas com meros papeis sem valor contabilístico.
Fonte: Loja do Condomínio - http://noticiasdocondominio.wordpress.com/2008/10/28/fiscalize/
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